Localizadas no agreste, cidades foram afetadas pela estiagem
Brasília (DF), 28/4/2021 — O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a situação de emergência em 55 municípios do agreste pernambucano afetados pela estiagem. Grande parte deles já vem de outro período com baixa ou nenhuma pluviosidade no segundo semestre de 2020. A portaria de reconhecimento foi publicada nesta quarta (28) no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com as informações prestadas pela Coordenação estadual de Proteção e Defesa Civil, a escassez de recursos hídricos das áreas afetadas atinge mais de 20% da população, causando danos à agricultura e à pecuária.
Após a publicação do reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.
MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO A SECA:
Agrestina; Águas Belas; Alagoinha; Altinho; Angelim; Belo Jardim; Bezerros; Bom Conselho; Bom Jardim; Brejão; Buíque; Cachoeirinha; Caetés;Calçado; Canhotinho; Capoeiras; Caruaru; Casinhas; Cumaru; Frei Miguelinho; Gravatá; Iati; Itaíba; Jataúba; João Alfredo; Jupi; Jurema; Lajedo; Limoeiro; Orob; Panelas; Paranatama; Passira; Pedra; Pesqueira; Poção; Riacho das Almas; Sairé; Salgadinho; Sanharó; Santa Cruz do Capibaribe; Santa Maria do Cambucá; São Bento do Una; São Caetano; São João; São Joaquim do Monte; Surubim; Tacaimbó; Taquaritinga do Norte; Terezinha; Toritama; Tupanatinga; Venturosa; Vertente do Lério; Vertentes.
CAPOEIRAS
A primeira chuva ocorreu no sábado (17), e na quarta-feira (21), voltou a chover forte, dessa vez na zona rural do município, mais especificadamente nos sítios próximos a nascente do Rio Una.
A força das aguas também provocou o rompimento de duas barragens de pequeno porte na zona rural, onde também uma ponte foi parcialmente danificada, e muitas das estradas vários trechos ficaram intransitáveis.
Na segunda-feira (19), o município decretou situação de emergência devido às chuvas. E nesta quarta-feira (28), o Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência por causa da seca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!