Seguidores

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Viagem a Piranhas, Alagoas: Cariri Cangaço 2022 e os 84 anos da morte de Lampião

Vista do Centro Histórico de Piranhas

No final de semana estive novamente na cidade de Piranhas, Sertão de Alagoas, participando do ‘Cariri Cangaço Piranhas 2022’; também assisti a celebração da missa na Grota de Angicos pela passagem dos 84 anos das mortes de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros.


Na manhã da quinta-feira, 28/07/2022, no Catamarã navegamos e atravessamos o Rio São Francisco, e após uma caminhada de cerca de 800 metros por uma trilha chegamos a Gruta de Angicos, Sergipe, local onde Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros foram mortos pelas volantes no ano de 1938. Na Gruta assistimos a celebração de uma missa que contou com a presença da senhora Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita.

Luis Farias e Junior Almeida

À noite no Cetro Cultural, participamos da abertura do ‘Cariri Cangaço Piranhas 2022’, evento que tem à frente da sua organização o senhor Manoel Severo, e que durante três dias reuniu pesquisadores, escritores e amantes da temática cangaço procedentes de dezenove estados do Brasil.


Na sexta-feira e sábado (30 e 31), a programação do Cariri Cangaço teve prosseguimento com palestras, mesas redondas, lançamentos de livros, e o lançamento do projeto ‘Caminhos da Resistencia pelas Ruas do centro histórico de Piranhas’ com visita a locais onde aconteceram fatos importantes relacionados ao cangaço, como por exemplo o prédio da prefeitura, em cuja escadaria ficaram expostas as cabeças dos cangaceiros mortos na Gruta de Angicos.


No sábado (30), voltamos a Gruta de Angicos, onde pesquisadores utilizando banners com fotos do local tiradas na época, deram uma aula explicando a dinâmica de como se deu o famoso embate que resultou na morte de lampião e de parte do seu bando.


Abordo do Catamarã, num ato ecumênico que emocionou todas as pessoas presentes, Carlos Elidio depositou no leito do Rio São Francisco as cinzas do seu pai o pesquisador e escritor Antônio Amauri Corrêa.


Dantas Suassuna e moradores
de Paranatama

De Capoeiras viajamos, eu, o escritor Junior Almeida, o Diretor Municipal de Cultura Luís Farias, o amigo Erivaldo Oliveira e sua esposa Renata. No sábado (30), um grupo de pessoas da cidade de Paranatama foi de ônibus e juntamente conosco visitaram a Gruta de Angicos.


As belezas da paisagem e do centro histórico, a história do cangaço, o passeio pelo Rio São Francisco e a gastronomia fazem valer a pena a viagem a Piranhas; o ponto negativo é o preço abusivo cobrado por alguns bares e restaurantes, superando o que é cobrado por estabelecimentos similares em algumas praias badaladas do litoral nordestino.

Vídeo da viagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!