Seguidores

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Casos da varíola dos macacos são notificados em Garanhuns, Jucati, Pesqueira e Venturosa

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco por meio do Centro de informações Estratégicas de vigilância à Saúde, nesta segunda-feira, 22/08/2022, atualizou o número de notificações para a varíola dos macacos. Até o momento foram notificados 303 casos no Estado, sendo 19 confirmados, 26 descartados e 258 em investigação.


Segundo a Secretaria de Saúde, os 19 casos confirmados são em homens entre 20 e 49 anos de idade, e os mesmos cumprem isolamento domiciliar.


Há pessoas com casos em investigação em 62 municípios de todas as regiões do estado de Pernambuco. No Agreste Meridional estão sendo investigados casos da doença nos municípios de Garanhuns (03), São João (02) e Jucati (01).


Também estão sendo investigados casos nos municípios de: Pesqueira (10) e Venturosa (01) estes juntamente com Garanhuns e Jucati fazem divisa territorial com o município de Capoeiras.


Também próximos tem casos suspeitos sendo investigados nos municípios de Belo Jardim (10), Alagoinha (01) e Pedra (01).


A Monkeypox (MPX), varíola dos macacos ou varíola símia é uma doença causada pelo Monkeypox vírus. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com:

- animal silvestre (roedores) infectado

- pessoa infectada pelo vírus monkeypox

- materiais contaminados com o vírus.


A principal forma de transmissão da monkeypox ocorre por meio do contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias.


Ocorre, principalmente, por meio do contato direto pessoa a pessoa com as erupções e lesões na pele, fluidos corporais (tais como pus, sangue das lesões) de uma pessoa infectada. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva.


A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos, que foram contaminados com o vírus pelo contato com uma pessoa doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!