Seguidores

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Armando Monteiro lidera pesquisa para o Governo de pernambuco; mas, e se Eduardo Campos apoiar outro nome?

O jornalista Magno Martins divulgou hoje no seu blog uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinião (de Campina Grande) que aponta o senador Armando Monteiro Neto (PTB) liderando com 30% da preferência dos eleitores na corrida pelo Governo de Pernambuco. Segundo a pesquisa, Armando ganharia em todos os cenários propostos. 

No entanto, a pesquisa não consegue prever o cenário político se o governador Eduardo Campos não apoiar Armando Monteiro para o governo do Estado. Não entendo muito de política, mas acredito que qualquer previsão para a eleição de governador de Pernambuco antes de Eduardo Campos indicar quem será o candidato que terá seu apoio, é precipitar os fatos. Avaliado o melhor governador do Brasil, Eduardo Campos já deu provas da sua força política elegendo Geraldo Julio prefeito do Recife, nas eleições de 2012. E para muitos, isso pode se repetir na eleição para governador em 2014.

O jornalista Inaldo Sampaio publicou hoje na sua coluna Fogo Cruzado, que os 17 prefeitos que se encontraram o governado Eduardo Campos em Belo Jardim, na última sexta-feira (20), declararam apoio ao candidato apoiado por Eduardo. Um dos citados pelo jornalista recifense, o Prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB) afirma que apenas participou do encontro com o governador, e que ainda é muito cedo para fechar compromissos com vistas às eleições de 2014. "Esta noticia é só especulação", afirmou Armando Duarte.

Veja os números da pesquisa divulgada pelo jornalista Magno Martins:

No primeiro cenário, no qual foram estimulados três nomes, Armando aparece na frente com 30,7%, o segundo é Daniel Coelho (PSDB) com 17,9% e o terceiro Fernando Bezerra Coelho, que tem 9,9%. Brancos e nulos somam 17,9% e indecisos 23,6%.

No segundo cenário, o qual Fernando Bezerra é substituído pelo vice-governador João Lyra Neto (PDT), Armando sobe para 32,1%. Daniel também aumenta um ponto, passando para 18,6% e Lyra tem 8,3%, um ponto a menos em relação a Fernando Bezerra. Neste cenário, brancos e nulos representam 17,9% e indecisos 23,1%.

Já no terceiro cenário testado, no qual é incluído o nome do deputado federal João Paulo (PT), excluindo João Lyra, Armando (PTB) se mantém na frente, mas cai para 27,5%. João Paulo é o segundo com 16,8%, Daniel Coelho (PSDB) aparece em seguida com 14,9% e Fernando Bezerra é o último, com 8%. Brancos e nulos caem para 14,5% e indecisos se situam na faixa de 18,3%.

No quarto e último cenário levantado, no qual Fernando Bezerra (PSB) fica de fora, Armando (PTB) se mantém na frente com 28,6%, seguido de João Paulo (PT), com 16,5%. Daniel Coelho (PSDB) aparece com 16% e João Lyra tem apenas 6,1%. Neste cenário, brancos e nulos chegam a 15% e indecisos a 17,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!