Seguidores

terça-feira, 24 de setembro de 2013

População de Caetés aprova os serviços de Educação e Saúde, constata Cremepe

Na tarde desta quinta-feira (19/09), a  Caravana do Sertão chegou ao município de Caetés,  no Agreste de Pernambuco. Os cavaraveneiros dividiram em três grupos para avaliar distribuição de água, assistência à saúde e qualidade do ensino, por meio de entrevistas de rua e fiscalizações nos serviços públicos da região.

Nas escutas de rua, a equipe relatou que a maior dificuldade enfrentada pelos moradores é a sede, seguida pela fome. O abastecimento de água depende do consumo de caminhões pipas, já que segundo os entrevistados, água na torneira é um luxo usufruído uma vez por mês. Em decorrências as últimas pancadas de chuva nos últimos dois meses, a população observa uma melhoria no pastoreio do gado e na irrigação da agricultura.  “Choveu algumas vezes no mês de junho. Estamos na expectativa de mais chuva. A lavoura voltou a acrescer e os animais estão conseguindo sobreviver”. Uma diferença que não se notava há um tempo atrás, comentou o agricultor, Geneci dos Santos Vieira.

No Colégio Municipal Monsenhor José Anchieta Callou, alunos e professores tiveram a saúde avaliadas pelo grupo responsável pela apuração dos índices nutricionais. A maioria dos jovens  estão com uma boa condição física, que segundo a diretora da insituição, o fato está relacionado ao equilíbrio da merenda escolar, fornecida regularmente com supervisão de uma nutricionista. Em visita a copa, a coordenadora do projeto, Fernanda Soveral, coletou uma amostra da água para ser analisado sua qualidade de consumo em laboratório. Já os professores, alguns apresentaram sobrepeso e pressão arterial alta, por conta disso, foram orientados para uma vida com hábitos alimentares mais saudáveis.

Para os alunos da sétima série do turno da tarde, José Alício, Weronik dos Gonçalves e Maria Verônica, o colégio é um lugar diferenciado que eles podem evoluir em busca de oportunidades na capital. Eles elogiaram o cardápio, a estrutura escolar e a forma de ensino dos professores. A unidade de ensino possui 1.666 alunos, matriculados  nos turnos da manha, tarde e noite. Para manter as condições básicas para o seu funcionamento, a cada dois dias, um caminhão pipa mantêm o reabastecimento da cisterna.

Segundo a avaliação do médico fiscal, Otávio Valença, a  Unidade Mista Luiza Pereira de Carvalho,apresenta uma estrutura razoável  e tem médicos todos os dias da semana. O serviço ambulatorial funciona dentro das normalidades. Entretanto, assim como nos demais hospitais visitados, há necessidade de investimentos para melhorar a qualidade da prestação do serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!