Seguidores

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

SAÚDE OCULAR / UPAE Garanhuns já atendeu mais de 1000 estudantes pelo Projeto Boa Visão


A coordenadora do Boa Visão na Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos, esteve mais uma vez visitando a UPAE Garanhuns, fortalecendo os  vínculos entre a V GERES, LAFEPE, GRE/Agreste Meridional, e a própria Unidade de Saúde, parceiros na realização do Projeto Boa Visão, no âmbito da V Regional de Saúde.

As equipes da SES/PE, GRE e V GERES foram recepcionadas pelo coordenador geral da UPAE, Gustavo Amorim, em um dia de atendimento oftalmológico a estudantes da rede pública estadual de educação, no início do mês (06/11). O projeto tem como um dos objetivos propiciar condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado da população-alvo, melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público médio e fundamental, de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência, bem como o desenvolvimento profissional de docentes e funcionários da rede. 

As UPAEs do estado vêm oferecendo estes serviços desde 2015, somente este ano (2019),  a UPAE Garanhuns já atendeu 1.064 estudantes e para estes, 769 óculos corretivos foram entregues pelo LAFEPE.

Segundo Mayra Ramos, a triagem de acuidade visual dos alunos é realizada no próprio ambiente escolar pelos professores e servidores das escolas que são capacitados e recebem informações sobre os principais agravos que acometem a visão. Nos casos suspeitos, os triadores podem encaminhar os estudantes para consultas oftalmológicas.

A oftalmologia é um dos carros-chefe da UPAE Garanhuns, e nos meses de julho e agosto chegou a realizar um mutirão de cirurgias, com cerca de 700 procedimentos além a oferta mensal, sendo que catarata tem sido um dos mais realizados.

BOA VISÃO
Em 2015, o Projeto Boa Visão proporcionou a interiorização das ações no estado, sendo as consultas ofertadas nas unidades de Garanhuns, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru e Petrolina, de forma regular mensalmente.

De 2015 a 2018 o projeto também desenvolveu ações paralelas em formato de mutirões em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV) e a ONG Norte americana OneSight nos municípios de Arcoverde, Salgueiro e Garanhuns, sedes das Regiões de Saúde.

Desde sua implantação em 2012, o Projeto já realizou 111.667 consultas oftalmológicas e 71.412 óculos corretivos prescritos em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!