Seguidores

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Morre Renato Barros, vocalista da banda Renato e Seus Blue Caps

Por Altamir Pinheiro 

Em razão da pandemia que assola o país, passou despercebida no último dia 28 de agosto, a morte do cantor e guitarrista Renato Barros que estava com 76 anos. O lamentável falecimento se deu no Hospital das Clínicas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, após uma cirurgia cardíaca quando ele teve complicações pulmonares. Nos anos 1960, Renato fez nome na época da Jovem Guarda com versões em português de sucessos do rock inglês de conjuntos como Beatles e The Mammas and the Papas, a banda se projetou com hits como “Até o fim”, “Não te esquecerei”, “Feche os Olhos” e Menina Linda(o primeiro grande sucesso da versão de 1964. O nome "Renato e Seus Blue Caps" foi inspirado em uma banda americana. A banda de rock era a que estava há mais tempo em atividade no Brasil. 

O artista  fundou a banda no início dos anos 60, com seus irmãos Ed Wilson e Paulo César Barros, e com os músicos Euclides de Paula e Gelson. O grupo lançou seu primeiro disco em 1962 e logo se tornou um sucesso no movimento musical da Jovem Guarda. Desde então, vários músicos passaram pela banda, entre eles Erasmo Carlos, que substituiu Ed Wilson quando ele deixou o grupo em 1963 para tentar carreira solo.  Erika Barros, filha do roqueiro,  homenageou o pai publicando em seu perfil, na rede social Facebook, a letra da música NÃO TE ESQUECEREI, versão de Renato e seus Blue Caps para a música California Dreaming, do grupo The Mamas and the Papas. 

A jornalista e pesquisadora Clara Menezes, nos afirma que  durante a década de 1960, ele  teve papel significativo na Jovem Guarda, movimento cultural que trazia referências do rock britânico e estadunidense para o Brasil. A música, apesar de ser considerada “ALIENADA” para os jovens engajados politicamente do período, tinha grande popularidade. As temáticas tratavam, principalmente, de amor, de adolescência e de exaltação de bens materiais, como carros e roupas. Diversos artistas já integraram o grupo, incluindo Erasmo Carlos. Há mais de 20 anos, porém, participavam Renato Barros, Cid, Gelson, Darcy Velasco, Amadeu Signorelli. Na discografia da banda, constam “Twist” (1962), “Viva a Juventude” (1964), “Um Embalo com Renato e Seus Blue Caps” (1966), “Suco de Laranja” (1979) e “Batom Vermelho” (1987). 

Os amigos de banda se despediram de Renato com uma declaração na rede social: “Nosso amado e muito querido cantor, compositor e guitarrista não suportou tanto sofrimento e descansou! Foi tocar sua guitarra no plano superior, onde está agora ao lado de seus pais e de sua amada esposa Lúcia Helena”. Toque direito aí no céu, viu meu amigo Renato Barros?...Tenho orgulho de ter sido um Blue Cap em 1962... Meu Rock’n’roll está triste;, escreveu Erasmo Carlos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!