Seguidores

domingo, 29 de julho de 2018

Caravana saiu de Caetés, na sexta-feira (27), para denunciar a volta do Brasil ao mapa da fome


A cidade de Caetés (PE) deu início na sexta-feira, 27/07/2018, à Caravana do Semiárido Contra a Fome. O objetivo é atravessar o país com três ônibus para denunciar o crescimento da miséria no Brasil após o golpe de 2016, que depôs a presidenta eleita Dilma Rousseff. "Em 2014, eram 5 milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza. Hoje, esse número aumentou para 12 milhões", disse a presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco, Cícera Nunes da Cruz. O percurso total deve ser de aproximadamente 4,3 mil quilômetros.

A caravana, liderada pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e outras entidades reunidas na Frente Brasil Popular, deve seguir para Feira de Santana (BA), Belo Horizonte, Guararema (SP), Curitiba e, por fim, Brasília. Os manifestantes temem que o Brasil volte para o Mapa da Fome da ONU, de onde havia saído durante o governo Lula. "A maioria dos que passam fome é negra, nordestina. Crianças, estão nas periferias. A classe trabalhadora, onde o Lula nasceu e lutou, está aqui para lembrar que ele foi o melhor presidente desse país", disse Cícera.

"Vamos dizer que precisamos da ajuda de Lula urgente. Ele precisa voltar às ruas. A direita e a extrema-direita o colocaram na cadeia, mataram a Marielle Franco, mataram muitos lutadores, mas não matam a vontade do povo brasileiro. Não vão conseguir tirar nossa vontade de ter um país democrático e justo", completou. O ato seguiu com fala de lideranças de movimentos sociais e de lideranças locais, como o prefeito Armando Duarte (PTB). Foram mais de 5 mil pessoas presentes, segundo organizadores.

Gilberto Ferreira é primo de Lula, que nasceu em Caetés. Ele conta que conviveu com o ex-presidente na infância. "Ele saiu daqui no ano de 1952. Foi pra São Paulo e destinou a vida dele. Foi deputado federal e duas vezes presidente. Nossa vida melhorou muito depois dos governos de Lula e Dilma, mas melhorou como a de todas as pessoas humildes do país."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!