Seguidores

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Viagem a Gruta do Angico nos 80 anos da morte de Lampião

Na sexta-feira e no sábado, 27 e 28/07/2018, estivemos visitando a cidade de Piranhas – AL e a Gruta do Angico, em Poço Redondo – SE, conhecendo um pouco da historia e do mito Lampião.

Passados tantos anos da morte de Virgulino Ferreira da Silva – Lampião, histórias e lendas do mais famoso cangaceiro que pisou no Sertão Nordestino continuam atraindo a atenção de muita gente. Na cidade de Piranhas - AL o 'Seminário Sertão Cangaço" marcou os 80 anos da morte de Lampião, ocorrida em 28/07/1932; do outro lado do Rio São Francisco, na Grota do Angico (onde Lampião foi morto), município de Poço Redondo – SE, no sábado (28) foi celebrada uma missa que contou com as presenças da filha e da neta do mais famoso casal de cangaceiros.
Vista parcial de Piranhas-AL e do Rio São Francisco a partir da varanda
da casa do amigo Camilo, onde estavamos hospedados

A cidade de Piranhas tem duas partes distintas: a parte alta, comum; e a parte baixa, às margens do Rio São Francisco, preservada, tombada pelo Patrimônio Histórico; essa, um lugar bonito e bem conservado. Já na chegada nos deparamos com a beleza do lugar, descendo um pouco encontramos o prédio da prefeitura em cuja escadaria foram expostas as cabeças de Lampião e demais cangaceiros mortos, cena imortalizada numa famosa fotografia do cangaço. Um pouco mais a frente esta a antiga estação de trem, hoje um museu dedicado ao Cangaço; o centro de artesanato, ruas com casario conservado, dezenas de pousadas e um centro de artesanato.
Peças que pertenceram a lampião expostas no Museu do Cangaço

Na noite da sexta-feira (27), eu, o amigo Junior Almeida e outras quinze pessoas (foto abaixo) atravessamos de barco o Rio São Francisco para no sábado (28), já amanhecermos na Gruta do Angico, em Poço Redondo – SE, local onde Lampião, Maria Bonita e parte do seu bando foram mortos. Depois de uma longa caminhada por uma trilha de difícil acesso chegamos ao local considerado o mais importante da história do cangaço. A Gruta do Angico, um local no meio de um riacho com muitas pedras localizado entre duas serras cobertas pela vegetação da caatinga. Em uma pedra, duas cruzes e uma placa marcam que ali tombaram mortos Lampião, Maria Bonita e mais oito cangaceiros.

No inicio da manhã do sábado (28), muitas pessoas começaram a chegar, e logo o local ficou com muita gente; pouco tempo depois chegaram a filha e a neta de Lampião, Expedita Ferreira e Vera Ferreira, respectivamente, e um padre que celebrou uma missa que marcou os 80 anos da morte do famoso cangaceiro e o fim do seu bando.
As cabeças de Lampião e outros cangaceiros mortos na Gruta do Angico- SE,
e levadas e expostas na escadaria da prefeitura de Piranhas - AL (foto internet)

Na região de Piranhas, os visitantes ainda podem usufruir de passeios de Catamarã nas águas do Velho Chico; conhecer os famosos quênios; e se banhar no Rio.

Foto 1 - Geovane Gomes, compartilhada no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!