Seguidores

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Projeto Recicla Pernambuco desperta consciência ambiental no interior do Estado

A experiência de reutilização de resíduos sólidos, já presente no eixo de municípios da área metropolitana, começa a ganhar forma também no Interior do Estado. O projeto Recicla Pernambuco visa à adoção de um modelo de gestão sustentável em municípios da Mata Sul, Agreste e Sertão. Entre outros pontos, a iniciativa vai proporcionar a execução de ações ambientais de coleta seletiva e estímulo à redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos.

O programa busca estimular a logística reversa, ou seja, o retorno dos resíduos para a indústria. O programa já agrega 12 municípios: Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Gameleira, Escada, Primavera, Ribeirão, Amaraji, Cortês, Garanhuns, Arcoverde e Serra Talhada.

Pelos trâmites do projeto, toda parte de mercado é articulada pela coordenação, auxiliando os cooperados no processo de venda dos materiais, buscando ampliar a renda de todos os participantes. Além do estabelecimento de unidades de triagem e o início do trabalho de coleta seletiva, a população é instruída e convidada a conhecer as ações, entendendo que a responsabilidade sobre os resíduos é de todos. “Realizamos campanhas educativas e hoje estamos em um novo patamar. Muitos cidadãos nos procuram para ajudar”, completa Verônica.

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) também integra a medida, que recebeu um financiamento da Petroquímica Suape, no valor de R$ 7,5 milhões. A expectativa é de que o programa seja ampliado até 2014, mudando a forma de a população lidar com o lixo.
FolhadePernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!