Seguidores

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Saloá combate Tracoma, Tuberculose e Hanseníase

A carreta do Morhan - Movimento de Reintegração da Pessoa Atingida pela Hanseníase concluiu os trabalhos nesta terça feira (19) em Saloá. A ação, que aconteceu em parceria com a prefeitura municipal, através da secretaria de saúde, teve como objetivo o controle das chamadas doenças negligenciadas.

Durante toda a semana passada e ontem, foram realizadas palestras e dinâmicas nas escolas, visando a orientação sobre o Tracoma, Tuberculose e a Hanseníase. A enfermeira Juliana Cavalcante, coordenadora de atenção básica, explica que a ação se deu devido a necessidade do município de reavaliar se há incidência de algum caso, pois Saloá é considerado endêmico para algumas dessas doenças. “A avaliação foi bastante positiva pois além de nos assegurar dados estatísticos, realizamos uma campanha conscientizando a população”, destacou.

Durante os dias em que a Carreta do Morhan e o Projeto Sanar esteve no município, foram realizados exames de Tracoma, Hanseníase, Tuberculose, além do teste rápido para HIV. 76 pacientes realizaram exames de Hanseníase, que foram encaminhados para o laboratório do Morhan e serão divulgados posteriormente. Para Tuberculose foram 73 procedimentos, com apenas 23 casos suspeitos, os quais caso foram encaminhos ao laboratório coletas de escarro para exame de baciloscopia.

“O governo tem priorizado o controle dessas doenças, que já não deveriam existir entre nós. No caso da Hanseníase o Brasil ocupa o segundo lugar, ficando apenas atrás da Índia”, enfatizou a enfermeira sanitarista Ivaneide Moraes, da Gerência em Saúde do Agreste.

Prefeitura Municipal de Saloá
Assessoria de comunicação
Geraldo Mouret

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!