Seguidores

domingo, 1 de junho de 2014

Em Capoeiras, monumento a Frei Damião atrai romeiros e pagadores de promessas


Se para a igreja católica, o processo de beatificação de Frei Damião ainda esta em andamento, para muitos nordestinos, o padre Capuchinho já é considerado santo. Uma boa prova disso, é o numero de romeiros que visitam o monumento construído em homenagem a Frei Damião, na cidade de Capoeiras - PE. O local virou ponto de peregrinação para muitas pessoas que vão para rezar e pagar promessas.

Erguido no alto da Serra do Quati, a cerca de 1 km do centro da cidade, o monumento foi construído na administração do ex-prefeito “Zezinho Borrego”, e é administrado pela paróquia de São José. Na base que sustenta a estátua de Frei Damião há um pequeno espaço de formato circular, (algumas pessoas chamam de capela) onde os romeiros e devotos do padre Capuchinho pagam promessas, e deixam os mais diferentes tipos de ex-votos em retribuição a graças alcançadas: fotografias, esculturas representativas de partes do corpo, cartas, imagens sacras, bonecos, roupas, moletas, entre outros objetos. Também é possível observar devotos mais radicais que sobem a ladeira caminhando de joelhos ou descalços.



Ex-votos deixados pelos devotos no local.

O espaço é pequeno, e monsenhor Geraldo já tem planos para construir uma capela no local.

Neste sábado e domingo (31/05 e 1º/06), esta acontecendo a 6ª edição da festa de Frei Damião, em Capoeiras. O encerramento da festa neste domingo, será com uma missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Fernando Guimarães.

Neste domingo, a prefeitura de Capoeiras disponibilizará carros nos sítios e povoados para trazer os devotos de Frei Damião para a festa!

A primeira foto (monumento) foi clicada pelo amigo Junior Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!