Seguidores

sábado, 21 de junho de 2014

Tanajuras capturadas em Caetés, Buique e Panelas são comercializadas no São João de Caruaru.

Uma das barracas de petiscos de maior sucesso entre o público no Pátio de Eventos, no São João de Caruaru, é uma que vende tanajuras. “Formigas gigantes”, as tanajuras saem dos formigueiros em grande quantidade após as chuvas de trovoadas, quando são capturadas, assadas e servidas como petiscos. E a procura pela iguaria é tanta no período do São João, em Caruaru, que é preciso comprar os insetos em municípios como, Caetés, Buíque e Panelas. O assunto foi tema de uma reportagem publicada esta semana, no G1.

A reportagem informa que na feira um kg de tanajuras custa R$ 150,00. A comerciante Jucielma diz que começa armazenar as formigas gigantes nos meses de fevereiro e março, pré-cozinha as tanajuras com água é sal e as congela. Na hora de vender, frita os insetos com manteiga e serve com farofa, ao preço de R$ 10,00 a porção. A comerciante disse  que o petisco faz tanto sucesso que atrai turistas de todo o Brasil e até do exterior para degusta-lo na sua barraca.

O biólogo Alexandre Henrique explica que a tanajura é “equivalente” à “abelha rainha”. “Ela é a fêmea que faz o vôo nupcial. O formigueiro nasce de uma tanajura. O abdômen dela é carregado de ovos e é riquíssimo em proteína. Não há problemas em ingeri-la. Foi até uma recomendação da ONU [Organização das Nações Unidas] comer insetos, visto que são a maioria dos animais. Porém, o preparo deve ser feito com higiene. Sendo bem assada, não há problemas", afirma.

Um comentário:

  1. bom dia, gostaria de contato para copra da tanajura é possível? Obrigado!
    allanw.fotografia@gmail.com

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!