Seguidores

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Capoeiras dá exemplo do bom combate ao coronavírus

Por Altamir Pinheiro

Enquanto o Brasil  anda a passos largos  para atingir os 100 mil óbitos e quem sabe, 2 milhões de casos confirmados e é o 2º com mais vítimas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, o município de Capoeiras que  está encravado entre São Bento do Una e Águas Belas,  que tornaram-se em calamidade pública pelo número de mortes que esses dois municípios já contabilizaram com o Covid-19, Capoeiras é motivo de exemplo no que diz respeito ao bom combate a pandemia que assombrou o mundo. A equipe de epidemiologia, o secretário de saúde e a prefeita do município foram agraciados  com o merecido  Certificado de Reconhecimento no que se refere  ao mês de maio, onde Capoeiras encerrou com uma ótima porcentagem  no grupo dos cinco melhores municípios da abrangência da V GERES, com sede em Garanhuns.

A prefeita Neide Reino por ter sido uma das melhores secretárias de saúde do estado  na gestão de seu marido, juntou-se ao atual secretário de saúde e uma equipe muito bem formada, escolhida a dedo, e o que vimos e ainda vemos foi um trabalho diuturno que começou lá atrás, quando surgiram os primeiros casos na capital pernambucana no começo de  março.  A partir daí o trabalho foi crescente, incluindo ações que foram desde a reorganização do pessoal da saúde do município até o remanejamento de outros  profissionais  na linha de frente contra o corona; de articulação com a sociedade civil, o cuidado com a feira, principalmente a de verdura,  carne e do queijo,  até a exigência  de máscaras de proteção; de campanhas educativas para população à barreira sanitária com averiguação de  veículos no pórtico de entrada da cidade; todas as investidas que a equipe de saúde fez com a comunidade foram e são dignas de aplausos. Jamais a prefeita politizou a pandemia nem muito menos se propôs  a procurar  holofotes e refletores para  se promover. Muito pelo contrário, arregaçou as mangas, foi a luta,  e praticou o bom combate.

Enquanto o país assiste passivo a expansão do vírus, o município de Capoeiras procurou desenvolver um plano de contingência para reagir à eventual contaminação de seus moradores e treinar servidores da área de saúde. Era uma iniciativa de precaução, mas que acabou abrindo caminho para a cidade se destacar, em todo o Agreste Meridional,  na adoção de políticas públicas antecipadas para lidar com a pandemia. Na época que a prefeita começou a comandar  o grupo da saúde  de resposta rápida, ninguém em Capoeiras tinha ainda a dimensão que essa praga contaminadora e letal alcançaria, mas isso  deu uma grande vantagem  aos capoeirenses: quando o vírus chegou, a prefeitura já  tinha um planejamento e uma reflexão sobre como agir, pois não é à toa que a saúde de Capoeiras recebeu, MERECIDAMENTE,  o diploma destaque de combate ao vírus da Gerência Regional de Saúde do Estado de Pernambuco. Desde já, o município está de parabéns. Os fatos todos estão aí, à prova. Vejam que são explícitos, escancarados, inquestionáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!