Seguidores

sábado, 6 de junho de 2020

O Agreste é Notícia em 06/06/2020

Coluna semanal publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.

Garanhuns
- Vereadora diagnosticada com Covid-19. Esta semana a vereadora garanhuense Luzia da Saúde, compartilhou numa rede social que testou positivo para a Covid-19. A parlamentar informou que está bem, e cumpre isolamento social em sua casa.

- Rapaz morreu em acidente. Na noite da quarta-feira, 03/06/2020, na BR-423, no Sítio Cruz, zona rural de Garanhuns, um acidente de transito envolvendo uma picape Toro, um veículo Celta e uma moto Honda Bros, causou a morte do motociclista Sérgio Marques Rocha, de 27 anos, que residia no Sítio Campo Sujo, zona rural de Paranatama. Segundo informações, a picape Toro bateu no Corsa e na Moto. A vítima fatal retornava de Garanhuns onde trabalhava, e com impacto da batida foi arremessado por diversos metros.

- Jovem assassinado. Na noite da segunda-feira, 01/06/2020, no Bairro São José, em Garanhuns, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo, o jovem André Felipe Miranda, de 23 anos. A vítima seguia com seu pai numa motocicleta, quando foram interceptados por dois elementos que estavam num veículo de cor branca; um dos elementos desceu do carro, e atirou duas vezes contra Felipe que correu, porem foi alcançado, e novamente alvejado com mais seis disparos; ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Saloá
- Dono de bar é preso pela PM por desrespeitar Decreto da quarentena. Na noite da quinta-feira, 04/06/2020, a Policia Militar realizava rondas na cidade de Saloá, quando avistaram um Bar aberto comercializando bebidas alcoólicas; o proprietário que já havia sido orientado a não abrir o Bar, foi conduzido a Delegacia da Policia Civil onde foi autuado em flagrante por desrespeito ao decreto estadual que determina o fechamento de comércios não essenciais.

Águas Belas
- Homicídio. Na quinta-feira, 04/06/2020, na cidade de Águas Belas, foi assassinado com cerca de 10 disparos de arma de fogo, o jovem Carlos Eduardo Sabino, de 20 anos. Segundo a Polícia, no bolso da vítima foi encontrada uma porção de maconha, e havia a suspeita de possível envolvimento com a pratica de assaltos.

São Bento do Una
- Secretários exonerados. A prefeitura de São Bento do Una, na quarta-feira, 03/06/2020, oficializou a saída dos Secretários municipais de Finanças e de Agricultura, Fabio Cavalcante e Altemar Pontes (Teminha) respectivamente. Os dois são pré-candidatos do grupo da prefeita Debora Almeida para as próximas eleições municipais. O ex-padre Fabio Cavalcante será o candidato a prefeito do grupo. Na foto de arquivo do blog: os ex-secretários Fabio e Teminha ladeando o vice-prefeito de Capoeiras Juju (centro).

- Prefeitura de São Bento do Una proíbe fogueiras juninas. Na terça-feira 02/06/2020, a prefeita se antecipou e divulgou Decreto que proíbe fogueiras no mês junino. O Decreto diz: “Fica proibido, acender fogueiras na Zona Urbana e Núcleos Urbanos em Zona Rural enquanto perdurar o estado de emergência em saúde decorrente da pandemia do Coronavírus, COVID-19”.
Na quinta-feira (04), o Ministério Público de Pernambuco emitiu recomendação aos prefeitos do estado que proíbam as fogueiras.

Jurema
- Prefeitura deve adotar medidas sanitárias para realização de feiras livres durante a pandemia. 03/06/2020 - Em decorrência da crescente necessidade do controle do fluxo de pessoas em espaços públicos em razão dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que o município de Jurema aumente a fiscalização e impeça que feirantes que não residam na cidade comercializem nas feiras locais e do distrito de Queimadas. 
A medida ocorre após o MPPE tomar conhecimento de que as normas de prevenção à Covid-19 não estão sendo cumpridas durante a realização das feiras. Dessa forma, além de proibir que feirantes de outras cidades comercializem nas feiras, o MPPE recomendou que o município assegure diversas medidas de higiene necessárias à prevenção da Covid-19 durante a realização das feiras livres, tais como: o distanciamento das bancas com o espaçamento mínimo de 3m², a disponibilização de álcool em gel e/ou e espaços para lavagem das mãos com água e sabão bem como a adoção de providências para garantir um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os presentes no local.

São João
- Assaltantes roubaram trator e picape. Na noite da quinta-feira, 04/06/2020, no sítio Várzea do Barro, zona rural de São João, criminosos invadiram uma propriedade, fizeram os moradores reféns e roubaram um trator Massey Ferguson, de cor vermelha, e uma picape Strada, cor branca. Os assaltantes utilizaram um guincho para fugir com o trator. As vítimas foram levadas reféns, e liberadas na cidade de Garanhuns. A PM foi acionada, realizou buscas mas os criminosos nem os veículos foram localizados.

Merenda  Escolar. - 04/06/2020 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que a Prefeitura de São João, a Secretaria de Educação do município e a Gerência Regional de Educação Agreste Meridional - GRE Garanhuns (que tem São João como sua jurisdição) forneça alimentação durante o período de suspensão das aulas a todos os alunos da rede municipal que necessitarem desses insumos, em especial aqueles que pertencem a famílias cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal (CADÚnico) e/ou cuja renda familiar seja inferior dois salários-mínimos.
Os alimentos servidos aos alunos devem ser preparados em locais com adequadas condições de higiene, acondicionados de forma apropriada e de acordo com sua natureza, evitando sua deterioração. Caso não seja possível a entrega dos alimentos já preparados, o MPPE recomendou que os gêneros alimentícios sejam distribuídos em forma de kits, assegurando o seu teor nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!