Seguidores

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Prefeitura de Capoeiras não para de investir em ações de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus

A prefeita de Capoeiras Neide Reino e do Secretário de Saúde Cleber Stamm Gewehr desde o início da Pandemia do novo coronavírus têm atuado com firmeza e competência para tentar evitar a propagação da doença no município. E para isso, várias ações foram tomadas no município para proteger os capoeirenses de uma possível contaminação pela Covid-19. Trabalho este que tem surtido efeito, basta se comparar o número de casos registrados em Capoeiras em relação a outros municípios da região (até esta quinta-feira (11) Capoeiras tinha 14 casos confirmados da doença).

E em mais uma ação de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, a prefeitura de Capoeiras, Pernambuco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde instalou duas ‘cabines de desinfecção’ para os pedestres que frequentam as feiras do ‘queijo’ e o açougue municipal; atualmente as duas únicas feiras livres que não foram proibidas de acontecer semanalmente, e onde consequentemente há uma maior circulação de pessoas.

A novidade começou a funcionar nesta sexta-feira, 12/06/2020. As pessoas ao atravessarem a ‘cabine de desinfecção’, um mecanismo é acionado por um sensor de presença, que ativa o dispositivo de pulverização do produto que é certificado pela Anvisa; a pessoa ao sair do outro lado da cabine está desinfetada.

O hospital Municipal foi devidamente preparado para atender pacientes contaminados pelo novo coronavirus; na semana passada a primeira paciente tratada e curada da Covid-19 recebeu alta medica na Unidade de Saúde local.  O município adquiriu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponibilizados para todos os seus profissionais de saúde que atuam na linha de frente dessa pandemia.

Pacientes do município que foram contaminados pela Covid-19, bem como os que apresentam sintomas da doença, recebem total acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde, mesmo quando se faz necessária a transferência para outros hospitais no Estado.

Duas barreiras sanitárias foram implantadas nas duas principais entradas/saídas da cidade: uma sentido a Garanhuns e BR-424, e outra sentido São Bento do Una, para a desinfecção dos veículos e aferição da temperatura das pessoas. Outra ação realizada, foi a desinfecção das ruas da cidade pulverizadas por Agentes de Endemias.

O município também implantou o projeto “Plano de Ação de Enfrentamento a Covid-19”, no qual, equipes de profissionais de saúde compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, Agentes de Endemias e Agentes de Saúde entre outros, realizam visitas casa a casa, em localidades pré-selecionadas, levantando informações sobre os moradores e identificando pacientes com sintomas que possam ser da Covid-19; os quais quando identificados recebem o devido acompanhamento por parte dos profissionais da Secretaria.

Um comentário:

  1. Capoeiras tanto foi abençoada quanto privilegiada no enfrentamento do coronavírus. É dignificante e confortador para o cidadão do município acompanhar o excelente empenho e desempenho da prefeita e de todo o seu secretariado no combate, diuturnamente, dessa pandemia. É notório a olhos nus que toda
    população de Capoeiras ostenta uma posiçao privileviada em o vírus não ter se expandido graças a dedicação integral da excelente equipe de saúde montada pela prefeita para defender o seu povo da mortal doença e de evitar ao máximo que a contaminação venha a se expandir ou ficar incontrolável. Não faltaram esforços de todos que fazem parte do poder público municipal para evitar que a tragédia tomasse proporçoes incontroláveis e desesperadora como são os casos de São Bento do Una, Pesqueira e Águas Belas.

    P.S.: - Capoeiras é um dos municípios MENOS cotaminados de todo o Estado de Pernambuco e dá exemplo extraordinário de fazer inveja aos municípios vizinhos quando o assunto é o combate sem tréguas ao vírus que mudou todo o COTIDIANO ou ESTILO de vida da população mundial.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!