Seguidores

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Prefeita de Capoeiras e comerciantes se reúnem por vídeoconferencia para tratar da volta das atividades econômicas

No início da noite desta terça-feira, 09/06/2020, a prefeita do município de Capoeiras Neide Reino (PSB) e o Secretário de Saúde, Cleber stamm Gewehr participaram de uma reunião, via videoconferência, com comerciantes da cidade. A prefeita e o Secretário apresentaram o Decreto Municipal (baseado no Decreto Estadual) que trata da retomada gradual das atividades econômicas no município em convivência com a covid-19. Cerca de 40 comerciantes participaram da videoconferência.

A prefeita Neide Reino agradeceu a compreensão dos comerciantes capoeirenses que permaneceram com seus estabelecimentos fechados por tanto tempo. A Gestora lembrou que o mais importante é preservar a vida, e que espera que Capoeiras saia dessa pandemia com menos danos possível, e que para isso, é preciso manter os cuidados com a saúde e, o isolamento. A prefeita disse entender quem pensa diferente, mas que agir contra a ciência não é o recomendado nesse momento.

O Secretário de Saúde, Cleber, apresentou os protocolos setoriais para evitar a transmissão da Covid-19, os quais devem ser seguidos pelos proprietários ao reabrirem seus estabelecimentos comerciais; copias impressas dos Protocolos serão entregues a todos os comerciantes. O Secretário disse que o município seguindo orientação do Ministério Publico proibiu o acendimento de fogueiras e a comercialização e queima de fogos de artificio nas festa juninas. Ele informou ainda que a partir da próxima feira livre, serão implantadas ‘cabines para desinfecção das pessoas’.

Leia abaixo matéria da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado sobre as atividades econômicas:

Cronograma do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 é antecipado

O Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, apresentado na segunda-feira (01.06), passará por ajustes para as próximas semanas. Parte dos 32 setores que voltarão a operar ao longo das 11 etapas previstas teve o cronograma antecipado ou sofreram alterações nas regras de funcionamento, para contemplar as especificidades de cada segmento. A partir de segunda-feira, 08/06/2020, além da reabertura do comércio atacadista, a construção civil voltou a funcionar com 50% de seu efetivo em horário livre, e não mais das 9h às 18h, como planejado anteriormente. Shopping centers também passaram a oferecer o serviço de coleta por drive thru nos estacionamentos uma semana antes do previsto.

Clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia, retornarão às suas atividades no dia 10. Todas as orientações sobre os protocolos gerais e específicos a serem cumpridos pelas empresas, de forma a evitar a propagação da coronavírus, podem ser acessadas no site oficial  www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

A reabertura gradual do varejo para lojas de até 200 metros quadrados funcionará ao mesmo tempo para todo o comércio do Estado, no Centro e nos bairros. Esses estabelecimentos estão autorizados a reabrir a partir do dia 15 de junho. Serviços de venda, locação e vistoria de veículos, que seriam retomados a partir da fase 4.4, também voltarão a funcionar na mesma data.

Salões de beleza e serviços de estética, cujo atendimento estava previsto para começar a partir do dia 15, continuam sem alterações. Esses estabelecimentos precisarão atender um cliente por vez, por agendamento, sem fila de espera e com higienização entre um cliente e outro, além de obedecer ao distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro entre clientes. A partir da mesma data também poderão ocorrer os treinos de futebol profissional.

O Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 considera, prioritariamente, a relevância socioeconômica dos setores e os riscos que o retorno de cada atividade pode representar para a saúde da população.

A primeira etapa foi iniciada na segunda-feira (01.06), com a liberação da operação de lojas físicas de material de construção, seguindo novos protocolos de atendimento, e com funcionamento exclusivamente por delivery do comércio não essencial, que esteve restrito nos 15 dias de intensificação da quarentena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!