Seguidores

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Descendente quilombola é o primeiro Doutor nascido em Caetés

Parabenizamos o Caeteense, da comunidade quilombola Atoleiro, Messias José dos Santos Silva, único do município a obter título de Doutorado.

Messias, como a maioria do nosso povo, veio de família humilde. Enfrentou grandes desafios para conquistar a tão sonhada faculdade. Foi quando em 2005, através das políticas públicas do Governo Lula que a  Universidade Federal Rural de Pernambuco chegou em Garanhuns e Messias iniciou o curso de Zootecnia. 

Conta sua mãe, Dona Creusa, que seu filho todos dias pegava a bicicleta e percorria mais de 10 quilômetros até a BR-423, onde esperava o transporte para à Universidade. “Foi difícil, tive horas que ele pensou em desistir, mas eu disse que nós daríamos um jeito”. Comentou dona Creusa. 

Em 2010, o jovem sonhador ainda buscando alavancar sua vida profissional iniciou seu mestrado também em Garanhuns. Porém, o caeteense filho da comunidade quilombola Atoleiro buscava chegar mais longe; em 2012 ingressou no programa de doutorado da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Os sonhos de Messias foram mais longe, lembrando de toda infância, ainda quando estudava no grupo escolar da zona rural de Caetés, queria levar mais orgulho para sua família e em 2016 iniciou o maior título acadêmico, o Pós-doutorado. 

Como muitos outros jovens da nossa Caetés, Messias superou obstáculos, lutou por dias melhores e hoje é professor do Instituto Federal de Rondônia, em Caucaia-RO. 

A maioria dos nossos jovens, muitas vezes,  se quer conseguem se manter nas universidades fora da sua cidade, diante das poucas políticas públicas voltadas a inclusão e permanência estudantil em IES. 

As políticas públicas voltadas à concessão de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior, visa contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados.

Queremos, novamente, parabenizar e desejar muito sucesso ao filho da nossa terra, que tem levado o nome da cidade em todo território nacional.
Por: Arnon Andrade/Blog Caetés na Integra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!