Seguidores

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Filho do ex-prefeito de Capoeiras Alvaro Tenório publicará livro de memorias


Ricardo Alexandre, filho do ex-prefeito de Capoeiras, Álvaro Tenório, o Alvinho, vai lançar um livro de memórias lembrando de fatos de sua terra, na infância e adolescência.

O trabalho está praticamente pronto e deve ser lançado assim que a gente estiver livre dessa pandemia.

Como amigo de Ricardo há mais ou menos 60 anos (eu tenho 63 e ele 62, portanto temos relação de amizade desde a tenra infância), tive acesso aos originais.

Embora ele tenha estudado engenharia e tenha sido professor de matemática da Rede Oficial do Estado  por mais de 40 anos, escreve bem, nos presenteia com um texto gostoso, principalmente para quem tem origem em cidade pequena do interior.

Uma das partes que mais me chamou a atenção é quando Cacau, como o conhecíamos quando jovens, lembra de quando o pai entregou a prefeitura de Capoeiras para o seu sucessor.

Alvinho disse que construiu três grandes obras em tempo recorde e ainda deixou em caixa R$ 150 mil para o seu sucessor. Devia ser um dinheirão na época, nem sei bem qual era a moeda no início dos anos 70.

As obras que o ex-prefeito cita, na fala lembrada por seu filho Ricardo,  são: O Clube Sesquicentenário, o Colégio Municipal e o Estádio Carlos Rios.

Todas três tiveram grande importância para a cidade, servindo aos jovens durante mais de 50 anos.

Curiosamente, apenas o Colégio Municipal continua funcionando com a destinação para o qual foi construído

Mesmo assim sem o turno da noite, que dava vida noturna à cidade e hoje não funciona mais, não sei bem porque se chegou a esse ponto.

No Colégio Municipal de Capoeiras estudaram amigos da minha geração como Ângela Bezerra (farmacêutica e perita da Polícia Federal, vive em Salvador), Solange Siqueira (fisioterapeuta, mora em Natal), Jorge Cordeiro (advogado, delegado aposentado da Polícia Civil de Pernambuco, reside em Garanhuns), Luís Brás (promotor público em São Paulo), João Calado o João de Moisés (Aposentado da Polícia Federal, morou muitos anos em Curitiba, quando estava na ativa e recentemente voltou à terrinha), Rejane Souza (médica, irmã do ex-prefeito Neném, vive em Arcoverde).

Professora Maria Almeida, diretora do Colégio Santa Joana D´Arc, estudou no Colégio José Soares de Almeida até a oitava série. É Cidadã de Garanhuns e mora em Heliópolis.

Ricardo Alexandre, o professor que agora revela o seu talento de escritor, também passou pelas salas do Colégio Municipal José Soares de Almeida.

Um dos seus tios, Albérico Bezerra, o Betinho, é colega jornalista e titular do Cartório de Capoeiras, seguindo os passos do seu pai, o saudoso Adalberto Bezerra.  

Por sinal Betinho foi o primeiro capoeirense a publicar um livro dedicado à cidade. 

*Na foto, Ricardo e sua esposa Telma, também professora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!