Seguidores

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Após reivindicação do Governo de Capoeiras, Secretário de Saúde garante maior apoio do Estado ao SAMU local

Prefeita Neide Reino; secretário Antonio Figueira e o
Dep. estadual Silvio Costa Filho

Uma grande reivindicação popular e hoje uma grande conquista da população principalmente no agreste pernambucano, sempre foi a implantação do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência,  um serviço de saúde que atua macro regionalmente em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco.  Esse serviço é responsável pelo componente Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes  graves da região e faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.  Além disto intermediá  através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente. O problema é que para a manutenção desse sistema, o município assume grandes custos, o que pode onerar e até inviabilizar os atendimentos.  Preocupada com o problema e com o objetivo de saná-lo, a prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB), esteve reunida em Recife com o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Antonio Figueira. 

A reunião foi proveitosa e animou a Prefeita. O Secretário garantiu à gestora capoeirense o repasse da contrapartida para o SAMU. Com isso, o município terá menores custos para complementação desse importante serviço. Para o perfeito funcionamento do sistema, são necessários investimentos na montagem de base da unidade móvel, responsabilidade de compra de equipamentos, como torre de comando, equipes, medicamentos, combustível, entre outras ações.  A unidade do SAMU deve entrar em funcionamento a partir do dia 09 de maio.

Um comentário:

  1. Anônimo4/29/2013

    Gostaria de utilizar este espaço para publicar algo muito sério que está ocorrendo em Capoeiras exatamente na avenida Agamenon Magalhães, no centro da cidade há casas que no momento não tem moradores as mesmas estão emprestadas ratos e baratas, onde os vizinhos estão muito incomodados , peço ajuda a vigilância sanitária da cidade que tomem providencias .

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!