Seguidores

quinta-feira, 11 de abril de 2013

No Recife Dilma tem 36% e Eduardo 34% das intenções de voto para presidente


Entre os recifenses, presidente e governador estão em empate técnico na corrida presidencial; gestão estadual tem 75% de aprovação

Mesmo à frente de uma gestão cujo índice de aprovação é de 75%, o governador Eduardo Campos (PSB) enfrentaria uma disputa acirrada com a presidente Dilma Rousseff (PT), no Recife, caso a eleição presidencial acontecesse hoje e os dois se enfrentassem. No levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio, os dois aparecem empatados tecnicamente em primeiro lugar. Dentre os 816 entrevistados, 36% declararam voto na petista enquanto 34% afirmaram que votariam no governador. Os outros dois prováveis concorrentes, Marina Silva (ex-PV) e Aécio Neves (PSDB) somaram, respectivamente, 4% e 2 % das intenções de votos. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.

O número de pessoas que votariam em Eduardo Campos para assumir a Presidência é menor do que o índice de satisfação com a sua administração – 75%, sendo 28% que a consideram excelente e 47% como boa. Do grupo que considerou a gestão como “excelente” (28%), 63% confirmaram o voto no pernambucano. Mas entre os 47% que avaliaram o governo como “bom”, apenas 32% disseram que votariam em Eduardo, enquanto 40% declararam voto em Dilma.

De acordo com o cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Adriano Oliveira, os números sugerem não só que a disputa será “dura” como também apontam qual será um dos principais desafios do governador até outubro de 2014. “O grande desafio será transformar seu capital administrativo em capital eleitoral. Fazer com que as pessoas que aprovam sua gestão também votem nele. No caso de Dilma, ela precisa aumentar suas intenções de votos num Estado e numa cidade onde haverá um candidato extremamente bem avaliado. A pesquisa mostra claramente que a eleição será muito difícil”, pondera.
Fonte: Jornal do Commercio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!