Seguidores

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Colégio Municipal de Capoeiras realiza projeto, O Poeta e a Poesia


Apresentar a vida e a obra de grandes poetas brasileiros e incentivar o gosto pela leitura é o objetivo do projeto ‘O Poeta e a Poesia’, realizado pelo Colégio Municipal José Soares de Almeida. A culminância do projeto ocorreu nesta quinta-feira (04), com apresentações dos trabalhos realizados nas salas de aula: teatro, declamações, vídeo, jogral, biografias e leituras. 

Sob a coordenação da direção da instituição que tem a frente a professora Maria Almeida, o projeto ‘O Poeta e a Poesia foi desenvolvido durante duas semanas e envolveu alunos e professores, e também faz parte dos preparativos para a inauguração da biblioteca do Colégio, no próximo dia 09, a qual, os alunos escolheram dar-lhe o nome de Biblioteca Monteiro Lobato.

A vida e a obra de poetas como: Manoel Bandeira, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Castro Alves, Carlos Drummond, Monteiro Lobato e a Poesia de Cordel (Patativa do Assaré) foram pesquisadas e estudadas pelos jovens estudantes de 5ª a 8ª séries. 

Segundo a professora Maria Almeida, o projeto além de ensinar, incentiva a leitura, desinibe e promove uma maior interação entre os estudantes.

Os alunos da 7ª série “D” trabalharam o poema, Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto). Eles elaboraram um vídeo retratando a obra, onde todos os alunos da turma aparecem representando os personagens. Alunos de quatro turmas de 6ª séries trabalharam a poesia de cordel e Patativa do Assaré. Houve ainda salas temáticas: Café com Poesia; Chá com Poesia; Suco com Poesia. 

Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olha para fome, pergunto o que há?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da peste, sou do Ceará.
Patativa do Assaré

Clique sobra as fotos para ampliá-las!

3 comentários:

  1. Anônimo4/06/2013

    O Colégio Municipal José Soares de Almeida está de parabéns com sua nova direção, caporense só tem a ganhar. "Ser um diretor de um instituição de ensino tem que ser como está sendo com muita educação sabendo falar na hora certa e como falar. Parabéns:Maria Almeida!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/06/2013

    Parabenizo a todos os trabalhos, em especial ao trabalho sobre Patativa do assaré, um dos maiores poetas da literatura de cordel. Homem de visão, sentimentos nobres e criticidade. Homem que cantou e declamou o Nordeste e o nordestino.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/06/2013

    Parabéns a todos os que fazem o Colégio Municipal de Capoeiras, em especial aos alunos, muitos deles carentes e sofridos pelas consequencias da seca.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!