Os moradores de Capoeiras e Caetés serão abastecidos com água da COMPESA uma vez por semana, e os carros pipas continuam proibidos de captar água na barragem do Gurjão. Foi o que ficou acertado na Audiência Publica realizada na tarde desta quarta-feira (27), no Fórum de Capoeiras. Moradores do entorno da barragem poderão captar mil litros/dia, e o abastecimento do povoado Maniçoba e zona rural de São Bento do Una também será racionado.
Com a barragem do Gurjão quase seca, a Audiência Publica foi convocada pelo Juiz de direito da comarca de Capoeiras, Dr. Francisco Tojal Dantas Matos, para resolver o problema que se instalou em Capoeiras após a Justiça determinar o recolhimento das bombas d’água pertencentes a particulares, e vândalos em represália, atearem fogo nos conjuntos de bombas da COMPESA.
Participaram da Audiência Pública, além do Juiz, o Promotor de Justiça Dr. Reus Alexandre, a prefeita de Capoeiras Srª Neide Reino, a prefeita de São Bento do Una Srª Débora Almeida, o prefeito de Caetés Sr. Armando Duarte, o presidente da Câmara de Vereadores de Capoeiras, o presidente do Sindicato Rural, representantes da COMPESA, vereadores e muitos consumidores da água moradores da região do Gurjão.
A COMPESA já instalou novas bombas na barragem Gurjão, as quais deverão começar a funcionar nesta quinta-feira (28), voltando a abastecer os moradores de Capoeiras e Caetés, agora um dia por semana.
Também na Audiência, a Polícia Militar e a Polícia Civil se comprometeram com Juiz, de instaurar inquérito policial para apurar quem foram os autores do ato de vandalismo praticado contra o patrimônio da COMPESA.
Na audiência pública de São Bento do Una a prefeita de São Bento disse que a prefeitura teria distribuído mais de 300 pipas de água e seu pai 500, faltou com a verdade, a prefeitura coloca apenas em prédios públicos e o Zé tirou a água do gurjão para as galinhas, mas a prefeita quis justificar a confusão do gurjão dizendo que seu pai distribuiu a água, na verdade Zé distribuiu água (trocou por votos), no período da eleição, no dia seguinte trancou tudo e todos no município sabem disso. Foi água por voto Prefeita.
ResponderExcluirVcs..governantes,,,tem que tomar uma decisão,,uma iniciativa,,por que não investw em possos arteziano,,,,ia amenizar bastante,,,,,o pessoal da sona rural...e mais afetado,,rincipalmente,,de baiza renda..
ResponderExcluirA Seca do Nordeste é uma realidade climática. Nunca deixará de existir, por quê sempre pega o povo e governantes desprevenido? As soluções são várias desde as construção de poços artesianos, construção de barragens, cisternas.... até a educação da população para economizar o precioso líquido.
ResponderExcluir