Seguidores

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sessão da Câmara de vereadores de Capoeiras em 05.02.2013


Os vereadores capoeirenses reunidos em sessão na tarde desta terça-feira (05), aprovaram o aumento de 9,1% nos salários dos funcionários da Casa. Vários requerimentos foram apresentados. Através de oficio, a prefeita Neide Reino comunicou a Câmara a nomeação do vereador Ailton Lino (Piu) para o cargo de Líder do Governo. 

O vereador Ailton Lino (Piu) apresentou requerimento solicitando a recuperação do prédio do Clube Municipal; a reforma da Praça da jaqueira e que lá seja construída uma pista para a pratica do Cooper; ele pediu ainda o carro do “fumacê” para acabar com os mosquitos. Num a parte, o vereador José Nielson defendeu que se construa na cidade uma Casa de Shows, Piu respondeu dizendo que não devemos deixar o Clube entregue as baratas, que se deve aproveitar o que se tem ao invés de esperar por o que não se tem. Ele agradeceu por ser escolhido Líder do Governo. Disse que os secretários estão fazendo um bom trabalho, e parabenizou a prefeita que nesses trinta dias de governo tem agido com a razão e não com a emoção. Ele ainda elogiou os secretários Cosmo Valença e Alisson Farias e disse que este ainda estava estudando. Pediu um pouco de calma a população, pois estão com apenas 30 dias no governo. 

O vereador Érico Barbosa apresentou requerimentos solicitando a construção de uma “ponte passagem molhada” no sítio Barra dos Nicos; a construção de galerias na vila das 17 casas construídas pela Caixa Econômica. Érico pediu que o secretário de transportes desse um jeito no transito no dia da feira livre, principalmente na Praça João borrego e na Rua Quitéria Vilela. Ele ainda cobrou que sejam identificadas com placas as secretárias municipais. 

O vereador Romero Reino apresentou requerimentos solicitando que as barragens dos sitios Boa Vista dos Inácios e Cascavel sejam reconstruídas; pediu a reativação dos poços artesianos dos sítios Catete e Pedra Miúda. Ele disse que era funcionário da saúde e que havia recebido na segunda-feira (04), o salário referente ao mês de dezembro. 

A vereadora Carla Rodrigues solicitou a recuperação do calçamento da Vila das 17 casas; a reforma da rodoviária; tratores para arar as terras dos agricultores do município; e a reforma da escola do sítio Boa Vista dos Inácios. Ela disse que mal terminou as obras na Vila das 17 casas, já esta precisando de reforma. Carla disse que o secretário de Obras, Alisson, lhe informou que pretende fazer uma campanha para que as pessoas não coloquem o lixo na rua depois que o carro passa recolhendo. Ela parabenizou os secretários Alisson (Obras) e Geraldo Felix (transportes), este pelo empenho no último domingo para embarcar os católicos que foram assistir ao show do padre na cidade de Pesqueira, e aquele por ter mandado limpar a Praça José Fernandes. Carla perguntou quem são os novos diretores do Fundo Municipal de Previdência. 

O vereador Antonio Alberto (Dedinho) sugeriu que o Clube fosse reformado e cedido apenas para festas sociais sem fins lucrativos, como casamentos e aniversários. Ele disse que projetos para reformar as barragens solicitadas pelo vereador Romero Reino já foram aprovados no ano passado pelo Pro rural.  Dedinho disse que se nomeia secretário pela competência, e que secretária não é escola para o secretário ir aprender. Disse que tem esperança que o governo der certo, mas que tem desconfiança. E que pela primeira vez ver iniciar um Governo com secretários e sem secretárias. Dedinho disse que funcionários municipais tiveram seus “quinquênios” descontados dos salários, o que estar errado. Pediu que fosse agendada uma reunião com o executivo para saber quando serão pagos os professores. Ele disse que quinta-feira um grupo de vereadores irá pedir orientação ao Promotor de Justiça de como devem agir no caso dos salários dos professores que não receberam o mês de dezembro. Lembrou que foram eleitos pelo voto do povo e não dos secretários ou prefeito.

O vereador José Nielson disse que cabe aos vereadores tomarem providencias para que os funcionários recebam seus salários; Que se alguém desviou este dinheiro que seja responsabilizado, não importa quem. Disse ao vereador Ailton Lino que como Líder do governo cobrará deste informações. Que o Fundo Municipal de Previdência deve enviar a Câmara extratos dos depósitos a cada 30 dias. Pediu que os vereadores tomassem mais cuidado no vocabulário ao discursarem para que se evite possíveis problemas futuros. 

O vereador Geraldo do Alegre parabenizou o secretário de Agricultura, Cosmo Valença por haver limpado o poço artesiano do povoado Alegre, o que não era feito há mais de três anos. Rebatendo as criticas de que os secretários municipais estão sem ter um local onde trabalharem, disse ser mais importante ter os secretários do que os prédios; e que o secretário Alisson irá se formar no curso de engenharia e não em obras. Disse que se fosse para continuar do jeito que estava o povo não teria votado para mudar. Reclamou das péssimas condições em que se encontra a escola do povoado Alegre. Disse que se ficou ou não dinheiro no caixa da prefeitura para pagar os funcionários, o extrato bancário mostra que não há.

O vereador Edson Gangara disse que se deve esquecer o passado, que a este, o povo já deu o troco. Que se o funcionário trabalhou deve receber o seu salário. Ele afirmou que acompanhará o grupo de vereadores que irá à próxima quinta-feira procurar o Promotor de justiça para se informarem sobre como devem proceder no caso dos funcionários que não receberam o mês de dezembro. O vereador comunicou que a prefeitura não fechou a escola Dailva Siqueira, que o prédio pertencia ao Estado e foi cedido ao município. Disse que “sim” foi deixado uma “brecha” no Fundo Municipal de Previdência, e esta foi aproveitada para se nomear a nova direção; mas que isso não era estranho, já que a ex-administração municipal se valeu disso para destituir uma ex-presidente do Fundo por questões políticas.

12 comentários:

  1. NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, FOMOS CHAMADOS DE PALHAÇOS!!! O SENADOR POR ALAGOAS RENAN CALHEIROS TORNOU-SE PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL COM 56 VOTOS SECRETOS!!! NÃO PODEMOS FICAR CALADO E DE MÃOS ATADAS!!! POR ISSO, VAMOS ASSINAR O IMPEACHMENT DE RENAN(SÃO APENAS 1.360.000 MIL ASSINATURAS E JÁ PASSAMOS DE 200 MIL. ASSINE, DIVULGUE, COMPARTILHE!!! http://www.avaaz.org/po/petition/Impeachment_do_Presidente_do_Senado_Renan_Calheiros/

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/06/2013

    É impressionante a falta de compromisso dessa câmara com o povo, estão todos na cidade comentando que o empresário Zé Almeida de São Bento do Una vem tirando cerca de 50 pipas de 16.000 litros de água por dia no açude do gurjão, e nada, parece que a população em Caétes é quem vai se movimentar e vai ao promotor. Gente é 105.000 litros por hora que sai para abastecer Capoeiras e Caétes, a barragem só suporta 2 meses e se não chover Zé Almeida vai abastecer Capoeiras e Caétes? Acorda Câmara.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/06/2013

    Muito bem Piu, pela suas revindicações. A praça da Jaqueira não precisa muita coisa para se recuperar, alguns bancos que por pouco de R $100,00 se compra cada um, umas plantas ou caqueiras, uma boa iluminação... Que podem serem feitas com recursos próprios, inclusive com os recursos da feira de gado. Quanto a reforma do Clube muito pertinente e necessária, atende as necessidades da cidade. Não sendo necessária construção de uma casa de show, como reivindicou o vereador Zé Nielson, pois é um investimento muito alto para pouco uso. Para grandes eventos podem serem feitos em praça pública ou nas quadras já existentes.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/06/2013

    Não deve ser prioridade uma casa de show, é desnecessário, uma obra de valor altissimo, sem uso contínuo, para ser usada esporadicamente. Quem deve construir é a iniciativa privada, pois se a prefeitura constroe deixar outras prioridades de lado. E a quem uma casa de show vai sevir mais: ao povo no geral ou aos promotores de festas? Por acaso podemos utilizar os espaços já existentes, como quadras, parque de exposições e até as praças públicas.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/06/2013

    Senhores vereadores é bom que continue defendendo os funcionários e lembrem também aos gestores atuais, que aqueles que trataram os funcionários mal e que não pagaram seus salários, poderão ter o mesmo fim de gestores anteriores como Zezinho Borrego ( que mesmo tendo uma vasta relação de obras pelo municipio) não consegui se eleger nem para vereador. E o Batata também que mesmo tendo no currículo um mandato vederal, não atingiu nem 5 % dos eleitores. Os funcionários não esquecem.

    AJCJ

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/06/2013

    AS QUADRAS FORAM FEITAS PRA FAZER FESTAS OU PRA JOGAR BOLA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/08/2013

      É uma questão de prioridades. Então quer dizer que vc não come se sua casa não de tiver sala de jantar?

      Excluir
    2. Anônimo2/10/2013

      Se fosse por isso, celular não tinha outras utilidades, como: fotografar, filmar, ouvir músicas, rádio, internet, GPS,gravar, etc.

      Excluir
  7. Anônimo2/07/2013

    SENHORES VEREADORES :
    Acompanhando o posicionamento não vi nenhum exigir dos responcaveis empresa ou gestores pela construção do calsamento das 17 casas do tipo bolacha seca que não gueta aperto que se quebra .
    Cabe ao senhores fiscalizar os responcaveis , espero providencias em nome dos recursos públicos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/07/2013

    fiquei sabendo quer só pagaro os agente de saúde porquer e federal o mes de desendro , mais também os psf recebe verba federal para ficar mais emformado só visitar o portal de fundo a fundo quer o dienheiro chegol no dia 28 e 29 de desenbro da saúde bucal e da atenção básica sera quer o rato levol o dienheiro, o ele estar no banco esperando faz a reclamação no tribunal de conta e no ministerio publico para reber o nosso dienheiro

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/07/2013

    Senhor Érico barbosa, me admira vc combra a organização da feira para o novo secretario se vc quando foi secretário de obras ñ fez!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/07/2013

    E Edson gangara vc está de parabéns pelo o seu comentario perante a ex.funcionária que foi tirada na gestão passada por persseguisão política, ela era muito competente e ñ precisava de nenhuma equipe de caruaru pra fazer a folha de pagamento e pagava na data certa.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!