Seguidores

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Barragem do Gurjão esta secando e população pede que carros pipas sejam proibidos de retirar água


Em Capoeiras, a população já teme a falta de água nas torneiras nos próximos dias. É que a seca que assola o município e já dizimou plantações e reduziu o plantel de gado, agora ameaça de colapso a Barragem do Gurjão.  Manancial usado pela COMPESA para a captação da água que abastecer os moradores das cidades de Capoeiras e Caetés, a Barragem Gurjão no dia 02 de fevereiro estava com 38% da sua capacidade de armazenamento, segundo um funcionário da Cia. de Abastecimento. Mas mesmo assim, dezenas de caminhões pipas retiram água diariamente, motivando a preocupação e o desejo de muitas pessoas em que as autoridades proíbam a retirada indiscriminada da água para se evitar o iminente colapso total da barragem


No manancial foi instalada uma bomba do tipo jangada, e a retirada da água acontece dia e noite sem qualquer controle. Segundo informações, são dezenas de caminhões pipas retirando água diariamente para abastecer granjas no município de São Bento do Una, principalmente. 

O problema já foi, inclusive, tema de vários discursos na câmara de vereadores de Capoeiras e, várias vezes abordado nos programas da rádio jovem Cap FM. A população reclama da falta de interesse da prefeitura de Capoeiras, do Ministério Público e da COMPESA em resolver o problema, evitando o iminente do colapso no abastecimento de água em Capoeiras e Caetés. Temem que as autoridades demorem a tomar providencias, e quando as fizerem, ser tarde demais.

Além dos carros pipas, há ainda na barragem quatro pequenas elevatórias que captam agua para abastecer o povoado Maniçoba, uma parte da zona rural de São bento do Una, e vários agricultores que residem próximo a barragem. 

Nas fotos do amigo Junior Artes, uma visão atual da barragem, e a bomba jangada instalada no local.

2 comentários:

  1. rodrigo2/19/2013

    raimundo em primeiro lugar, quero agradecer a você, pois a semana passada eu pedi que você, fizesse um reportagem com essa matéria, e veio ao ar, fico grato e espero que seja lida por muitas pessoas, principalmente por nossas autoridades,mais uma vez outra reclamação, e nada tem-se feito, isso não é brincadeira, onde estão as autoridades, pensem no povo dessas duas cidades mostrem-se competentes em suas profissões, mais uma vez descaso total, ministério público, tome as providencias cabíveis, esse tal de zé almeida está secando a nossa barragem, alguma coisa tem que ser feita, população de capoeiras temos que nos unir e correr atrás de nossos direitos, ou então iremos voltar aqueles tempos de carros pipas, não presta nem pensar, roberto procura nos ajudar também ja que tens familiares residindo em nossa terra, quem vos fala é rodrigo filho de rosana, um abraço e saudações.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/20/2013

    Se a gente tivesse BATATA aqui, num instante ele resolvia isso. Só ele teve a preocupação de verdade com o povo de Capoeiras. Foi ele fez a barragem do gurjão para que nunca faltasse água em Capoeiras. E agora ele saberia como resolver este caso para preservar a nossa água. Infelismente, as vezes, o que é para o melhor, não acontece!

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!