Seguidores

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

sessão da Câmara de vereadores de Capoeiras em 26.02.2013


Na tarde desta terça-feira (26), na sessão da câmara, em Capoeiras, a vereadora Carla Rodrigues requereu a perfuração de um poço artesiano no sítio Craíbas, a limpeza de uma barragem existente também no sítio Craíbas, e a criação de um Projeto do PCC da Saúde. O vereador Carlos Junior solicitou a instalação de uma balança na Feira Parque da nossa cidade. Foram lidos ofícios: Do Conselho Tutelar, solicitando autorização para usar a tribuna da Casa; Da Secretária Municipal de Agricultura informando quem é o veterinário responsável pelos abates no matadouro da nossa cidade aos domingos, e outro, informando que o cadastro para o Seguro Safra esta sendo feito no IPA, e já tem 940 agricultores inscritos. O TCE também enviou vários ofícios: Um referindo-se as prestações de contas da prefeitura nos anos de 2002, 2005 e 2006, recomendando a Câmara antes de julgar, informar ao responsável pela Conta que irá fazê-lo; e outros cinco ofícios, sobre a prestação de contas da prefeitura de Capoeiras no ano de 2010, recomendando a rejeição. O vereador Edson Gangarra apresentou requerimento pedindo afastamento do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. O presidente da Casa nomeou uma Comissão Especial formada pelos vereadores, Afreu Antonio, Érico Barbosa e Geraldo Soares para ouvirem a defesa do ex-prefeito Luiz Claudino de Souza referente a Prestação de Contas do ano de 2010. Ofício enviado pelo juiz de direito da comarca de Capoeiras intimou o presidente da Câmara para uma audiência nesta quarta-feira (27), que tratará sobre a barragem do Gurjão. 

O conselheiro Tutelar Leonardo Alves usou da tribuna da Câmara. Começou relatando o trabalho que o conselho realiza, e as dificuldades enfrentadas para bem realiza-lo. Pediu o empenho dos vereadores para que se criem políticas publicas que beneficiem as crianças e adolescentes. Apresentou alguns números do trabalho realizado em um ano e meio. Falou da necessidade do trabalho em conjunto, entre justiça, promotoria, policias, Legislativo, Executivo e sociedade em geral. Disse que devido às eleições, tudo ficou parado, o que dificultou um pouco o trabalho dos conselheiros. Lembrou que o Conselho Tutelar fica a poucos metros da Câmara e que o que esta faltando é interação. Disse que o trabalho é extremamente confidencial, e disse que tanto os Conselheiros Tutelares quanto os vereadores foram eleitos e devem ser cobrados. 

O vereador Érico Barbosa parabenizou o Secretário de Agricultura por informar a Câmara sobre o Seguro Safra. Parabenizou o Conselho Tutelar pelas explicações e sugeriu que este fizesse um relatório semestral ou anual do trabalho realizado. Sobre o abastecimento de água no município se disse preocupado com a atual situação. 

O vereador Antonio Alberto (Dedinho) parabenizou o Conselho tutelar pela coragem de ter ido prestar contas do seu trabalho. Disse que o poder Judiciário deveria ter reunido às pessoas antes de ter proibido a retirada de água da barragem do Gurjão, e que não concorda com a decisão da Justiça de proibir a retirada de água. Também disse não concordar que a Justiça tenha intimado as autoridades do município para Audiência sobre a água do Gurjao, a Justiça deveria apenas ter convidado. Perguntou por que só a COMPESA tem o direito de captar água na barragem se a mesma foi feita com dinheiro do Estado. Parabenizou o secretário de Agricultura por haver mandado limpar cacimbas no sitio Azevém. Desejou boa sorte ao vereador Edson Gangarra no seu novo desafio.

O vereador Carlos Junior parabenizou os conselheiros tutelares.  Sobre o problema da água na barragem do Gurjão, disse que houve um equivoco da justiça e da COMPESA. Que a COMPESA deveria ter colocado registro nas bombas e cobrar a água retirada, e proibir as pessoas sumariamente. 

A vereadora Carla Rodrigues disse que quem tocou fogo nas bombas é criminoso e merece ser punido pela Justiça, pois prejudicou toda a população. Que concorda que haja um controle na retirada da água, mas que as pessoas que moram ao redor da barragem também precisam da água da barragem. Parabenizou os secretários de Agricultura e, o de Saúde que esta saindo; que acredita que ele fez um bom trabalho nesses 50 dias, mas que o secretário de Saúde, anterior também merece parabéns. Ao vereador Edson gangarra, Carla disse que a câmara perde um vereador mas o município ganhará um bom secretário de Saúde. Disse que a Besta que leva as pessoas para atendimento médico em Recife precisa ficar escondida para não ser apreendida, por que não estaria em perfeita ordem para transitar; mas que é melhor correr esse risco, do que não viajar. Disse que esta semana não havia motorista no hospital para ir buscar uma pessoa doente em Casa, que esta teve que esperar o dia inteiro irem busca-la, e que esta pessoa está internada em Garanhuns. Pediu que o presidente da Casa autorizasse a secretária da Casa enviar oficio convocando a Secretária Municipal de Ação Social para prestar informações sobre o caso da pessoa que necessitou de ajuda funeral para um parente e não foi atendida. O presidente autorizou a secretária fazer o oficio.

O vereador José Nielson disse que é seu trabalho fazer cobranças e que não tem nada contra o Conselho Tutelar, apenas o vereador é cobrado pelo povo e precisa ter respaldo para responder. Disse que a barragem do Gurjão tem hoje apenas 25% da sua capacidade, e se disse preocupado com a situação da falta de água no município. Disse que se vê caminhões carregando alunos sem coberta e hospital sem médico, e perguntou por que as pessoas não estão cobrando como faziam anteriormente. Disse achar que o presidente do Fundo M. de Previdência não quer entregar os comprovantes dos depósitos realizador pelo municípios porque os mesmos não existem, pois não custaria nada entrega-los. Elogiou a competência do vereador Edson Gangarra e desejou-lhe boa sorte na Secretária M. de Saúde.

O vereador Ailton Lino lamentou os fatos ocorridos na barragem do Gurjão, e disse ter havido um equivoco, e pediu que a COMPESA tomasse uma atitude rápido para normalizar o abastecimento de água. Disse que os carros que transportam estudantes já estão com cobertas e bancos, que se não é o ideal, é o possível de se fazer. 

O vereador Edson Gangarra começou se dizendo emocionado com as palavras dos seus pares. Prometeu tratar todos iguais e se prontificou a atender todos os vereadores sempre que precisarem, para isso lembrou todos têm seu telefone. Disse que a saúde sob sua gerência não terá partido político. Disse que Claudinho tem competência até de mais, mas que por algum motivo que não vem ao caso, ele resolveu sair. Pediu desculpas aos quase 500 eleitores que o elegeram vereador, mas disse ter atendido uma convocação da prefeita, e que agora irá servir aos quase 20 mil habitantes do município. E lembrou que apenas se licenciou, e poderá voltar a Casa.

3 comentários:

  1. Anônimo2/27/2013

    por que, os senhores vereadores nao vao fazer uma visita onde era o artiga cresce .para ver como os alunos esta estudando,faltar de respeito com eles.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/27/2013

    Eu acho que o Sr.(a) está enganado(a) quanto a isso, pois, tenho um filho que estuda lá, e disse que as tias ajeitam muito eles, já aconteceu de me ligarem pra avisar que o meu filho estava chorando.
    Uma das coisas que Prefeita Neide Reino mas acertou foi as pessoas que colocou lá a frente da escola, porque sempre fui bem recebida, e fazem de tudo pra resolver as coisas que preciso, inclusive meu filho tinha ficado pra estudar a tarde, eu fui falei com elas e foi resolvido como eu queria, e olhe que eu nem votei na Prefeita.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/27/2013

    Eu peço em nome das pessoas que trabalham naquela Escola desde o Porteiro há as Auxiliares de Serviços Gerais, Professores, coordenação e Direção que tiverem algo a resolver dirijam-se a Escola que nós faremos o possível para tentar resolver, e as críticas nos ajuda a crescer e melhorar onde estamos errados.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!