Seguidores

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Impactos ambientais em Capoeiras foi tema de palestra de ONG


Os descasos com o meio ambiente no município de Capoeiras foi abordado numa palestra realizada na noite desta quarta-feira (27), na Câmara de vereadores. Com o tema: Conscientização Ambiental, e Possíveis Soluções, voluntários da ONG “Brigada Ambiental Una Vivo Capoeiras Nessa Luta” apresentaram com o auxilio de Data Show, dados sobre alguns impactos ambientais que ocorrem no município de Capoeiras.

Vídeos e fotos mostrados na apresentação retrataram problemas como: desmatamento, esgoto doméstico, lixo, poluição do Rio Una e da barragem Gurjão, e crescimento urbano desordenado em Capoeiras. As imagens e histórias apresentadas na palestra surpreenderam muitas das pessoas que assistiam à palestra. 

O propósito da palestra era apresentar aos novos Gestores Municipais a situação como esta sendo tratado o meio ambiente em Capoeiras, e sugerir possíveis soluções; mas infelizmente o tema meio ambiente ainda é tratado em segundo plano. Presentes no evento, apenas o vereador Romero Reino e as secretárias municipais, Marciane Tenório (Educação) e Helenita Rocha (Gestão e Planejamento). 

Para Gilvan Costa presidente da ONG, o encontro rendeu frutos. O amigo da Brigada, Sr. Albérico Bezerra sugeriu ideias e se propôs a ajudar. A secretária de Educação se prontificou para uma parceria com a ONG, com foco nos alunos das séries iniciais. O vereador Romero Reino se prontificou a ajudar e a repassar o assunto aos demais vereadores. O presidente do Sindicato Rural, Sr. Nilson Rodrigues mostrou-se interessado, e disse que a educação ambiental é o caminho.

Veja algumas imagens dos problemas ambientais em Capoeiras, e que foram mostradas na palestra.

Lixão de Capoeiras.

Canal a céu aberto na Vila Quati

Construções desordenadas tomam os espaços das calçadas

Esgoto e lixo na Praça de Eventos de Capoeiras

Sobras dos abates realizados no matadouro público de Capoeiras
jogados no afluente do  Rio Una, e que no período das chuvas
desce para a barragem Gurjão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!