Seguidores

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sobrevivendo do Lixo


POR: GILMAR ALVES



NO ULTIMO SÁBADO DIA 9, EU GILMAR ALVES ESTIVE NO LIXÃO DA CIDADE DE CAPOEIRAS E PRESENCIEI PESSOAS QUE ESTAVAM TRABALHANDO NA COLETA DE MATERIAL RECICLÁVEL. SEGUNDO OS CATADORES, O LIXO JÁ ESTA ALI A MAIS DE 10 ANOS E É DESSE LIXO QUE E RETIRADO O SUSTENTO DE MAIS DE 16 FAMÍLIAS E, AINDA VEM MAIS 5 PESSOAS DA CIDADE VIZINHA GARANHUNS, QUE TAMBÉM DEPENDEM MUITO DESSE TRABALHO .

ELES RECLAMARAM DA FALTA DE MATERIAL ADEQUADO PARA PODEREM TRABALHAR COM SEGURANÇA, COMO: BOTAS, LUVAS, E OUTROS ACESSÓRIOS.

O MATERIAL COLETADO E VENDIDO E O DINHEIRO SERVE PARA A COMPRA DE ALIMENTOS, ROUPAS, E ETC. ELES TEMEM QUE O LIXO SEJA TIRADO PARA GARANHUNS E FAZ UM APELO AS AUTORIDADES PARA QUE SEJA CONSTRUÍDO UM ATERRO SANITÁRIO ALI MESMO, POR QUE SE O LIXO VIER A SER RETIRADO PARA GARANHUNS, ELES FICARIAM SEM ESSA FONTE DE RENDA, POIS VIVEM BASICAMENTE DISSO . 

UM DOS CATADORES DE NOME SR° ARNALDO DISSE QUE O TERRENO É BASTANTE GRANDE, MEDE 3 HECTARES COM UM ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DESSE ATERRO SANITÁRIO . PARA ELES SERIA DE GRANDE IMPORTÂNCIA A CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES PARA DA SUPORTE NECESSÁRIO 
A ESSE TIPO DE TRABALHO . 

ESTANDO LA, EU PUDI OBSERVAR QUE A REALIDADE DOS LIXÕES DAS GRANDES CIDADES QUE SÃO MOSTRADO PELA TELEVISÃO E RETRATADO NA FICÇÃO É UM POUCO SEMELHANTE AO QUE PRESENCIEI.

QUERO DEIXA BEM CLARO QUE ESSA MATÉRIA FOI FEITA SEM NEM UMA CONOTAÇÃO POLÍTICA, FOI SIMPLESMENTE PARA MOSTRA ESSA DURA E REAL REALIDADE E, TAMBÉM PARA DESPERTA O OLHAR DAS AUTORIDADES POLÍTICAS E DA SOCIEDADE EM GERAL, QUE OLHEM PARA OS MENOS FAVORECIDOS. SOU 100% CAPOEIRENSE E COMO CIDADÃO TORÇO PARA QUE CAPOEIRAS TOME O RUMO DO DESENVOLVIMENTO, TORNANDO-SE UMA CIDADE MELHOR PARA SI VIVER.

2 comentários:

  1. Anônimo2/14/2013

    Um bom documentário, parabenizo o senhor Gilmar pela determinação de mostra a realidade do nosso município, espero que a parti desse documentário algo possa ser feito para ajudar estás pessoas que sobrevivem do lixo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/17/2013

    Infelizmente ainda há muitos lugares em que a tal "justiça social" não chega.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!