Seguidores

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Previsão do tempo para o trimestre agosto a outubro de 2016 em Pernambuco

A Reunião de Análise e Previsão Climática ocorreu no INPE/CPTEC em Cachoeira Paulista e simultaneamente, através de vídeo conferência para todos os estados do Brasil. Na reunião foram analisadas as condições da pluviometria ocorrida nos meses anteriores e os campos globais dos oceanos e da atmosfera do mês de junho e incluindo a primeira quinzena de julho de 2016, bem como os resultados de modelos numéricos de previsão climática para o trimestre de agosto a outubro de 2016.

PREVISÕES - Previsão das chuvas para o trimestre agosto-setembro-outubro de 2016 em Pernambuco. 

A previsão para o trimestre de Agosto a Outubro de 2016 é que as chuvas ficarão abaixo do normal para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste. No Sertão, o período chuvoso finalizou em abril. Devido à diminuição das chuvas e também da pouca nebulosidade, as temperaturas devem ter uma maior amplitude térmica diária, com temperatura máximas maiores que o normal e temperaturas mínimas menores que o normal. Ressalta-se que o próximo trimestre é o período onde ocorrem os ventos mais fortes no Litoral, podendo ter alguns dias com ventos considerados moderados a forte.

ANÁLISES - Comportamento das chuvas durante o mês de junho de 2016 e climatologia das chuvas no trimestre ASO. 

No mês de junho as chuvas na mesorregião do Sertão ficaram 40% abaixo da média, ou seja, o acumulado foi de 12 mm, enquanto a média do mês é 31 mm. Na mesorregião do Agreste, a chuva ficou 53% abaixo do que é esperado para o mês, onde em média chove 112 mm e choveu 46 mm. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o acumulado médio foi de 134 mm, o que representa que as chuvas ficaram 60% abaixo da média que é 337 mm. Na Zona da Mata a chuva ficou 52% abaixo da média histórica da região, ou seja, eram esperados 226 mm e choveu 108 mm. O desvio de chuva, no mês de junho, no estado de Pernambuco, pode ser observado na Figura 1a. A climatologia das chuvas nos meses de agosto, setembro e outubro estão representadas nas Figuras 2a até 2c. Agosto é considerado um mês pertencente à estação chuvosa do Agreste, Zona da Mata e RMR, com valores diminuindo em setembro e outubro. Em média, no trimestre chove 328 mm na RMR, 201 mm na Zona da Mata, 109 mm no Agreste e 28 mm no Sertão.
APAC - AGência Pernambucana de Água e Clima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!