Seguidores

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Adutora Pau Ferro vai atender Lajedo, São Bento do Una e Calçado


As cidades de Lajedo, São Bento do Una e Calçado, todas localizadas no Agreste Meridional de Pernambuco, serão beneficiadas, a  partir do mês de outubro, com a obra de implantação de uma adutora que vai duplicar a vazão da Barragem de Pau Ferro, localizada em Quipapá, na Mata Sul.

A obra, já conhecida como Adutora de Pau Ferro,  está em execução pela Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, em caráter emergencial, para atender as três cidades que estão enfrentado dificuldades de abastecimento, consequência do sexto ano consecutivo de seca. O empreendimento irá permitir  o aumento da vazão de 60 para 120 litros de água por segundo, beneficiando cerca de 70 mil pessoas. O governo do Estado, em parceria com o governo federal,  está investindo  R$ 2 milhões na iniciativa.

A cidade de Calçado é  abastecida pela  Barragem Santa Rita, que está em colapso  desde abril deste ano. No mês de maio, também por falta de chuvas na região, foi a vez do  colapso do  manancial São Jacques, reservatório responsável pelo atendimento de São Bento do Una e Lajedo. O colapso na Barragem de São Jacques provocou a ampliação do rodízio em Lajedo, que  passou de dois dias com água e oito dias sem, para dois dias com água e 28 dias sem. 

Em São Bento do Una, a situação também é preocupante. Mesmo sendo atendida pela Barragem de Pau Ferro, as áreas mais elevadas da  cidade não estão sendo abastecidas pela rede de distribuição e sim por meio de carros-pipa, assim como os moradores de Calçado. Para quem reside em bairros situados em áreas planas da cidade, o fornecimento de água é realizado uma vez por mês.

De acordo com o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo,  a construção  da adutora,  que levará mais água para Lajedo,  São Bento do Una  e Calçado, foi uma recomendação do governador Paulo Câmara para melhorar as condições de vida da população dessas três cidades. "Estamos correndo para  entregar a obra dentro do prazo previsto, pois sabemos das dificuldades  hídricas dessas localidades", argumentou o diretor.

A obra  consiste na implantação de uma adutora de três mil metros de tubulação e uma estação elevatória (sistema de bombeamento). Cerca de 80% dos serviços já foram concluídos. Hoje, a Barragem Pau Ferro está com 95% de sua capacidade, ou seja, 13,3 milhões de metros cúbicos de água. A capacidade máxima do reservatório é de 14 milhões de metros cúbicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!